quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Na ONU, 186 países aprovam fim de bloqueio a Cuba



Pela 20ª vez, a Assembleia Geral da ONU rechaçou o bloqueio econômico, comercial e financeiro promovido pelos Estados Unidos contra a nação cubana. A votação contou com 191 das 193 nações que fazem parte do organismo internacional. Foram 186 votos a favor do desbloqueio, dois contra e três abstenções. Os dois votos negativos foram dos EUA e de Israel. Ilhas Marshall, Micronésia e Palau se abstiveram, e Suécia e Líbia não participaram da votação.

A primeira votação ocorreu em 1992, quando 59 países votaram a favor do desbloqueio, três contra e 71 se abstiveram. De lá para cá, o rechaço ao bloqueio tem sido cada vez maior.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores de Cuba, o bloqueio estadunidense causou, até 2010, um prejuízo econômico por volta de 975 bilhões de dólares.

"O bloqueio viola o Direito Internacional, é contrário aos propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas e constitui uma transgressão ao direito à paz, ao desenvolvimento e à segurança de um Estado soberano. (...) Viola, ademais, os direitos soberanos de muitos outros Estados por seu caráter extraterritorial”, ressalta o relatório.


por Karol Assunção

Nenhum comentário:

Postar um comentário