terça-feira, 24 de abril de 2012

Eu, Marta Harnecker e Jorge Almeida (foto: Lujan Miranda)

A amiga piauiense Lujan Miranda finalmente emviou-me a foto que ela tirou em janeiro de 2002, durante o I Fórum Social Pam-Amazônico, realizado em Belém.

Jorge Almeida, além de meu amigo, é dirigente nacional do PSOL e professor da UFBA. Marta Harnecker é cientista política chilena, vive em Cuba desde 1974 e dirige o Centro de Recuperação e Difusão da Memória Histórica do Movimento Popular Latino-Americano.

No final da década de 1970, nas minhas leituras iniciais de textos marxistas, li uma coleção de textos (Global editora) em linguagem mais simples elaborada por Marta Harnecker e Gabriela Uribe. Os títulos eram: 1 – Explorador e exploradores; 2 – Exploração capitalista; 3 – Monopólios e miséria; 4 – Luta de classes; 5 – Imperialismo e dependência; 6 – Capitalismo e socialismo e 7 – Socialismo e comunismo.

Fiquei gratamente surpreso em “reencontrar” Marta em 2002. Muito simpática, conversamos rapidamente – ela, Jorge Almeida, Neiva, Lujan e eu - no hall do hotel em que estávamos hospedados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário